domingo, 13 de junho de 2010

GLOSSÁRIO

Abordagem do custo-benefício: Abordagem para a tomada de decisão e a alocação de recursos com base em uma comparação dos benefícios e dos custos esperados por alcançar as metas da empresa.

Acúmulo de custos: Coleta de dados de custos organizada por meio de um sistema contábil.

Alocação de custos: A distribuição de custos indiretos para um objeto de custos em particular.

Base de alocação de custos: Um fator que realiza de maneira sistemática um custo indireto a um objeto de custeio.

Base de aplicação de custos: A base de aplicação de custos incide quando o objeto de custos é um serviço, produto ou cliente.

Centro de custos: Centro de responsabilidade em que o administrador é responsável por receitas e custos.

Contabilidade de custos: Mede e relata informações financeiras relativas ao custo de aquisição ou consumo de recursos em a organização.

Custo do produto: Soma dos custos atribuídos a um produto para um propósito específico.

Custo: Recuso sacrificado ou abdicado para alcançar um objetivo específico.

Descontos de preços: A redução dos preços de venda abaixo dos preços listados para encorajar aumentos nas compras de clientes.

Direcionador de custos: Uma variável, como o nível de atividade ou volume, que causa efeitos nos custos sobre um dado período de tempo.

Estimação de custos: A tentativa de medir um relacionamento com base nos dados de custos passados a um nível relativo de uma atividade.

Fatores qualitativos: Resultados difíceis de medir com precisão em termos numéricos.

Fatores quantitativos: Resultados medidos em termos numéricos.

Gestão de custos: As abordagens e as atividades de gerentes nas decisões de controle e planejamento no longo e curto prazo que aumentam o valor para clientes e reduzem os custos de produtos e serviços.

Grupo de custos: Um agrupamento de itens individuais de custos.

Investimento: Recursos ou ativos usados para gerar renda.

Lucro líquido: Lucro operacional mais receita não operacionais (como a receita de juros) menos os custos/despesas não operacionais (como o custo de juros) menos o imposto de renda.

Margem de contribuição: Total de receitas menos o total de custos variáveis.

Margem de contribuição unitária: Diferença entre o preço de venda e o custo unitário variável.

Marketing: Promoção e venda de produtos ou serviços para clientes ou clientes em potencial.

Método de alocação única de custos: Método que usa as informações pertencentes a cada usuário de um objeto de custos como uma entidade separada para determinar os pesos de alocação de custos.

Orçamento Kaizen: Abordagem orçamentária que incorpora explicitamente a melhoria contínua durante o período orçamentário nos números do orçamento.

Previsões de custos: Previsões sobre custos futuros.

Quantidade-padrão: Uma quantidade cuidadosamente determinada de material/insumo necessário para uma unidade de produto.

Receitas relevantes: Receitas futuras esperadas que difere entre cursos alternativos de ação sendo considerados.

Sistema de custeio por processo: Sistema de custeio em que o objeto de custo são massas de unidades idênticas ou similares, de um produto ou serviço.

Taxa do custo indireto: Total de custos indiretos em um grupo de custos dividido pela quantidade total da base de alocação de custos para aquele grupo de custos.

Utilização da capacidade do orçamento geral: O nível esperado de utilização da capacidade para o período orçamentário atual (um ano).

Variação no orçamento flexível de custos indiretos fixos: A diferença entre os custos reais e fixos de custos indiretos e os custos indiretos fixos no orçamento flexível.

Variação no orçamento flexível de custos indiretos variáveis: A diferença entre os custos indiretos reais variáveis e os custos indiretos variáveis do orçamento flexível.

Variação no total de custos indiretos: A soma da variação no orçamento flexível e a variação no volume de produção.

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